ESCOLA ABADÁ CAPOEIRA UM PEDAÇÃO DO SEU CORAÇÃO SE ENCONTRA AQUI EM PARAUAPEBASI

ESCOLA ABADÁ CAPOEIRA UM PEDAÇÃO DO SEU CORAÇÃO SE ENCONTRA AQUI EM PARAUAPEBASI
GALERA DA ESCOLA ABADÁ

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Sérgio Souza Oliveira

Mestre Nagô pratica capoeira desde 1970. Atualmente reside e ministra aulas no Rio de Janeiro - RJ e é um dos responsáveis pela coordenação da Abadá-capoeira na Região Sudeste.

Sérgio Souza de Oliveira, mais conhecido na capoeira como Mestre Nagô, é um dos poucos mestres reconhecidos pela Abadá-capoeira. Original do Rio de Janeiro, Mestre Nagô iniciou a capoeira aos 14 anos de idade com amigos da vizinhança. Quando novo, rodas de rua eram abundantes na cidade do Rio de Janeiro e Mestre Nagô estava sempre pronto para jogar com os amigos.

Aos 17 anos, Mestre Nagô ouviu um amigo comentar sobre viajar o mundo com apresentações de capoeira, numa roda no Rio. Inspirado pela idéia de conhecer lugares inimagináveis, Mestre Nagô começou a ver a capoeira como algo além de somente uma defesa pessoal ou uma forma de lazer. A convite do mesmo amigo, Mestre Nagô foi a um batizado onde viu Mestre Camisa deslumbrar o público com sua habilidade. Instantaneamente ele sentiu ter encontrado seu lugar.

Em 1978, com 22 anos, Sérgio Oliveira de Souza começou a treinar com Mestre Camisa no Clube de Regatas Guanabara, no Rio de Janeiro, e logo passou a ser conhecido como Nagô.

No intervalo de dois meses, Mestre Nagô recebeu sua corda azul, graduação de aluno graduado, dada pelo Mestre Camisa, e logo ele decidiu seguir a capoeira como carreira. Deixou seu emprego e se tornou um profissional de capoeira em tempo integral.

Treinos, batizados, rodas de ruas com capoeiristas ilustres do Rio de Janeiro e apresentações pelo país tornaram-se prioridades nas agendas de Nagô, Camisa e dos alunos formados Cláudio Moreno, Arara e Mula. Em 1982, Mestre Nagô fez sua primeira viagem para Montreal, Canadá, com Mestre Camisa Roxa e seu grupo Brasil Tropical, a primeira de muitas outras viagens com que Mestre Nagô havia sonhado.

Em 1984, Mestre Nagô recebeu a sua graduação de Mestrando.

Sua disciplina, seu caráter e a experiência e sabedoria adquiridas ao longo dos anos transformaram Nagô em um mestre desta arte. Em agosto de 2001, após 23 anos de treinamento, Abadá-capoeira o reconheceu como Mestre.

No mesmo ano Mestre Nagô abriu sua própria academia, em sua vizinhança - Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Ao longo dos anos Mestre Nagô visitou mais de 20 países como convidado para eventos, encontros e workshops. Entre eles Angola, Alemanha, Japão, Áustria, Estados Unidos e muitos outros.

O trabalho de Mestre Nagô junto à comunidade foi reconhecido pela cidade do Rio de Janeiro que o honrou com uma importante ou condecoração, juntamente com figuras de destaque na cidade como médicos, advogados e políticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário